Série: Devocionais - Quarta-Feira - Reinando em Vida


“Se pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância de graça e o dom da justiça reinarão em vida!” (Romanos 5.17).

Quem não poderia se alegrar com tal novidade proclamada pela pena habilidosa do apóstolo a mais de dois mil anos atrás? De fato, conhecer sobre a nossa salvação deve nos empolgar e nos incentivar a procurarmos manter uma viva comunhão com Deus. Eis ai o mistério que em outros tempos não fora revelado aos filhos dos homens. Há uma salvação para os escolhidos de Deus. Paulo traça um paralelo entre o pecado e a justiça, entre a escravidão e a liberdade, entre Adão e Cristo.

Se nosso ancestral pudesse ver quanto estrago ele nos causou certamente ficaria muito envergonhado. Mas iria saltar de alegria quando visse que houve alguém suficientemente poderoso para reparar o dano que ele deixou. Cristo é chamado de “o segundo Adão”, pois ele representa o seu povo assim como Adão representa a humanidade. Todo o representante transmite como que por herança aquilo que ele obtém, como fruto de sua obediência ou não. Por isso Adão nos legou o pecado e a condenação, ele foi desobediente. Cristo, porém, na sua obediência e piedade, nos legou justiça e salvação.

A única coisa que Adão pode nos constituir foi escravos da nossa própria natureza. Jesus, no entanto, nos fez Reis e Sacerdotes, assim como ele é. Estamos hoje reinando em vida e ministrando boa confissão no tabernáculo espiritual de Deus, no templo do Senhor, que é o nosso corpo. Paulo nos assegura que assim como os estragos do pecado foram de valor inestimável, assim também os benefícios da graça salvadora são incalculáveis. Onde o pecado foi grande, em muito maior proporção foi a graça de Deus em nós.

Versículo para memorizar...
“E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra” (Revelação 5.9,10).


Pr. Samuel