Série: Devocionais - Quinta-Feira - Que Venham os Desafios!


 “Tu vens a mim  com espada, lança e escudo; mas eu venho a Ti no nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tu tens provocado”  (1º Samuel 17.45).

Já pensou na coragem que devia borbulhar pelo corpo de Davi quando proferiu estas palavras? Se atentarmos para a história desse personagem, vamos perceber que ele era um homem de desafios. Davi não se conformou em ver como o seu Deus e o seu povo tinham sido afrontados pelo gigante filisteu, e partiu para cima dele com aquilo que tinha: uma funda, algumas pedras e o mais importante, a unção do Senhor!

Constantemente precisamos encarar desafios em nossa vida. Não existem gigantes hoje fazendo guerra como no tempo do Rei Davi. Mas há circunstâncias que podem parecer impossíveis de serem superadas, coisas que estão acima de nós, acima de nossas forças. É nesse momento que precisamos nos lembrar que o Deus que livrou aquele garoto pastor de ovelhas das mãos de um gigante guerreiro experiente, também pode nos livrar e nos dar êxito contra as mais variadas tribulações que possamos enfrentar.

É importante notar que Davi confiava obstinadamente em Deus. Você também confia? Ele tinha a convicção de que o Senhor o livraria daquela ameaça, em outras palavras, ele acreditava na provisão de Deus. E isso nos leva a refletir que o que muitas vezes nos impede de ver as grandezas de Deus em nossa vida é o simples fato de não termos total confiança de que ele irá providenciar o que precisamos. Temos medo de encarar desafios porque ficamos sempre com o pé atrás: Será que vai dar certo? Será que Deus vai providenciar mesmo? Isto se chama incredulidade e nos afasta de Deus. Paulo diz:

“Vede, irmãos, que não haja em nenhum de vós um coração mau e incrédulo que vos afaste do Deus vivo” (Hebreus 3.12).

A incredulidade também é um pecado, e por isso nos afasta de Deus (Isaias 59.2). Para que possamos ver o agir de Deus em nossa vida, e contemplar as maravilhas que ele pode realizar, não podemos ser incrédulos, precisamos confiar de todo o coração e lançar sobre ele nossa ansiedade (1ª Pedro 5.7), ele tem cuidado de nós. Encare todos os problemas como oportunidades de glorificar a Deus. Assim sendo, que venham os desafios!

Versículo para memorizar...
“Tudo posso em Cristo, que me fortalece” (Filipenses 4.13).

Ir. Samuel