Série: Devocionais - Quarta-Feira - Desperta!


 “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede com prudência como andais, não como néscios e sim como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5.14-16).

O apóstolo Paulo nos dá um excelente conselho: Desperta! Às vezes estamos dormindo em relação a nossa vida cristã. Dormir quer dizer acomodar-se. Há muitos crentes hoje que estão acostumados a viverem numa eterna zona de conforto. É como se só bastasse ir aos cultos, cantar, ouvir a palavra, voltar para casa e pronto, nisto se resume a vida cristã deles. Como isso é maléfico! Uma pessoa nessas condições não pode crescer espiritualmente, está fria e sem vida.

Quando não nos integramos na obra de Deus corremos o risco de encarar tudo como tradição. Se isso acontecer, os cultos irão se tornar enfadonhos e cansativos, e passaremos a procurar outros estímulos para ir à Igreja como ver os amigos ou bater um papo após a reunião, tudo se torna apenas um encontro social. O apóstolo nos recomenda a sermos sábios, a termos atitudes sábias e não néscias. Se não estamos levando a sério as coisas de Deus, não estamos sendo prudentes e depois poderemos colher as conseqüências disso. Chegou a hora de despertar desse sono. Faça uma análise de si mesmo, veja se você não está “dormindo no ponto” na vida espiritual.

Outra recomendação de Paulo é para que aproveitemos o tempo. O que você tem feito para Deus? Será que o máximo do seu tempo para o Senhor são as duas horas que você passa no culto? Precisamos começar a rever isso. Comece retirando todos os dias um momento apenas seu e de Deus. Use esse período para ler a Bíblia e orar. Procure também participar dos trabalhos da Igreja. Você faz parte de algum grupo evangelístico? Já está na hora não acha? Paulo diz que os dias são maus, então devemos aproveitar para levar o Evangelho ao mundo. Outra coisa, você fala de Jesus para os seus colegas na Escola ou no trabalho? E com seus vizinhos e parentes? E o seu testemunho, como está? As pessoas vêem Cristo nos seus gestos e atitudes? Desperta! O tempo está passando! Não seja néscio, este é o momento de trabalharmos em prol do Reino, pois Deus nos chamou para proclamarmos as suas virtudes (1ª Pedro 2.9), é isso que devemos fazer e não nos limitarmos a assistir cultos e continuar no comodismo. Há uma obra a ser feita, e nós somos os obreiros!

Versículo para memorizar...
“Importa que façamos a obra daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem e ninguém pode mais trabalhar” (João 9.4)

Ir. Samuel