Série: Devocionais - Domingo - As Boas Obras de Deus


“Senhor, Tu nos darás paz estável, porque também concluirás por nós todas as nossas obras” (Isaías 26.12).


Uma das verdades que mais pode trazer conforto a quem crê em Deus é saber que ele é soberano. Em momento de incerteza em que nos vêm dúvidas e preocupações, saber que há alguém no controle de tudo pode nos levar a descansar e esperar o seu agir.

A Bíblia constantemente nos assegura de que os planos de Deus são infalíveis e indefectíveis (Jó 42.2). Isto também significa que tudo o que ele deseja fazer ele conseguirá. Em relação a nós há planos e desígnios específicos, pensados de modo geral e individualmente para cada um. Deus assim fez para nos dar aquilo que ele sabe que é o melhor. Por vezes diante dos rumos que as coisas tomam, tendemos a duvidar do controle total e absoluto que Deus tem sobre a existência. Mas esse pensamento deve ser rechaçado pelo poder e confiança que as Escrituras nos trazem. O profeta nos diz que o fim de todos os propósitos de Deus é nos dar paz, não somente uma simples paz, mas paz estável, isto é, durável, firme. Além disso, ele revela que até mesmo as nossas obras, ele mesmo, o próprio Deus concluirá por nós. O que isso significa? Significa primeiro que ele já preparou de antemão boas obras para que as realizemos:

“Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para novas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas” (Efésios 2.10).

Depois, também quer dizer que todo o estímulo para que possamos realizar essas obras vem diretamente dele e não de nós. A disposição é produzida dentro de nós pelo seu poder que nos direciona a desejar o que é bom e agradável. Por isso Paulo disse:

“Porque Deus é quem, em vós, opera tanto o querer como o realizar por sua boa vontade” (Filipenses 2.13).

Quais são as boas obras que você tem sido conclamado por Deus a fazer? Saiba que é através delas que damos testemunho de nossa conversão e mostramos ao mundo que de fato somos novas criaturas. Pense nisso.

Versículo para memorizar...
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6).


Pr. Samuel